Arraial do Cabo: o que fazer?

Arraial do Cabo é um município costeiro localizado no estado do Rio de Janeiro. Logo na entrada da cidade, é possível ver uma placa de “caribe brasileiro”. E é claro que o local faz jus ao apelido. Desde as estradas, antes de chegar lá, já é possível avistar as incríveis praias com mar azul turquesa e areia claríssima, ideais para mergulhos profissionais, ou não. Com quase 30 mil habitantes, é lá que está situada uma das primeiras igrejas construídas no Brasil, a “Casa de Piedra”.

Com os tons de verde e azul, as praias são as principais protagonistas de Arraial do Cabo. Confiram os detalhes das 8 principais praias por lá. Assim, você não precisará perder nenhuma!

Praia do Farol:
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é uma das praias mais bonitas de todo o Brasil. Principalmente por seguir critérios relacionados à pureza da água, areia e o cenário da paisagem. Não é à toa que é um destino imperdível em Arraial do Cabo. Trata-se de um local um tanto quanto “exclusivo”, já que só pode abrigar 250 pessoas a cada 45 minutos. Mesmo assim, não vá perder esse passeio! A Praia do Farol é uma das áreas de maior proteção da Marinha Brasileira e também pode ser admirada de outras praias vizinhas através da realização de passeios. O mais famoso deles parte da Praia dos Anjos e passa pelas Prainhas do Pontal do Atalaia, Gruta Azul e Praia do Forno!

Prainha:
Costuma ser a primeira praia avistada pelos turistas, já que está próxima às estradas. É um dos locais mais badalados do local, principalmente por possuir fácil acesso e ser ideal para um mergulho. Nos finais de semana, é ainda mais frequentada. Para quem olha para o mar, em seu lado direito é possível encontrar diversos quiosques, restaurantes, feirinhas artesanais e barraquinhas para aluguel de cadeiras, guarda-sol e até pranchas. Já no canto esquerdo, é possível contemplar um local quase deserto e perfeito para capturar imagens da cidade.

Praia do Forno:
Um cenários e cartões-postais mais famosos de Arraial do Cabo. Para chegar até lá, basta fazer a trilha no final da Praia dos Anjos, que leva cerca de 20 minutos para ser completada ou ir de barco. A praia do Forno possui aproximadamente 500 metros e também costuma ser mais agitada nos finais de semana. No local, é possível encontrar uma parte com mais badalação e outra com mais sossego! A infraestrutura permite que os visitantes passem o dia todo, já que há diversos restaurantes, quiosques, barraquinhas, flutuantes, banheiros, aluguel de barracas, cadeiras.

Praia do Pontal:
É a primeira praia de Arraial do Cabo e geralmente, é bem tranquila. Como a infraestrutura não é das melhores e também a água costuma ser mais gelada, não atrai tantos visitantes. Mesmo assim, com a vista incrível, o passeio super compensa! Não há trilhas e nem barcos para chegar até lá, apenas uma estrada de areia, logo após a entrada da cidade.

As Prainha do Pontal do Atalaia:
Com localização no Morro do Pontal do Atalaia, as águas das duas praias (que se unem de acordo com o nível da maré) são tranquilas, cristalina e com as melhores temperaturas da cidade. No meio da praia há uma duna com mirante, enquanto o canto direito disponibiliza um espaço quase deserto com a famosa “Gruta do Amor”. É importante mencionar que a infraestrutura das Prainhas não são das melhores, e os vendedores costumam montar suas barracas de acordo com o movimento do local!

Praia dos Anjos:
Apesar de não ser a melhor praia para mergulho, está entre uma das mais movimentadas da cidade. É lá que se concentram o maior número de barcos, além de sediar a Igreja Nossa Senhora dos Remédios e uma das mais badaladas praças da região. De lá, partem passeios para a Praia do Farol, Praia do Forno ou Prainhas. E os visitantes que quiserem assistir ao nascer do sol, a vista mais privilegiada é por lá! O acesso não é complicado e não é necessário passar por trilhas. Há diversas vagas para estacionar o carro.

Não deixe de visitar as famosas Praia Grande e Praia Brava, que também atraem diversos turistas durante todo o ano, e contam com um cenário inacreditável.