Morro de São Paulo é um dos principais destinos turísticos da Bahia, localizado na porção norte da Ilha de Tinharé, cujo município é Cairu, que fica a aproximadamente 250 quilômetros de Salvador. A região é chamada de “Costa do Dendê”. Caso a procura seja por agito na parte da noite e descanso durante o dia, o verão (que acontece entre os meses de dezembro e fevereiro)pode ser o período ideal para visitar a região. Os períodos de baixa temporada possuem preços inferiores e ainda mais tranquilidade, sobretudo entre os meses de agosto e novembro! As chuvas costumam acontecer entre os meses de junho e julho, mas em geral, a temperatura costuma ficar na casa dos 30°C.
O acesso ao Morro de São Paulo não é dos mais fáceis, podendo ser de catamarã (percurso inteiro) ou de carro e depois, barco. A viagem dura em média 2h30, caso o mar esteja em boas condições. A primeira opção é a forma menos trabalhosa de chegar até o local, saindo do Porto de Salvador e desembarcando direto em Morro de São Paulo. Já a segunda opção também parte do Porto de Salvador, mas em direção a Itaparica. De lá, pegar uma van até Valença, que está na extremidade da Ilha. Depois daí, basta pegar uma lancha e fazer um percurso de 15 minutos até o Morro de São Paulo.
A hospedagem em morro de São Paulo é um dos motivos de maiores dúvidas entre os turistas, principalmente porque há quatro praias diferentes com estruturas de hotéis e pousadas. A primeira praia é a mais próxima ao centro da Ilha, com redes hoteleiras de frente para o mar. Mas de todas as outras opções, é a que possui a vista “menos agradável”; A segunda praia é a mais badalada, com diversos bares, restaurantes, bandas tocando ao vivo, entre outros. Caso seu objetivo seja tranquilidade, essa praia com certeza oferecerá o oposto. Mas é importante salientar que há diversas pousadas afastadas desse agito; A terceira praia é o local mais tranquilo para hospedagem; Já a quarta praia possui diversos hotéis bacanas, mas para transitar entre elas, você dependerá do nível da maré. Também não descarte a possibilidade de hospedar-se no centro de Morro de São Paulo, já que há diversas pousadas com bom custo-benefício por lá. Anotem algumas dicas de hospedagem: Pousada Borboleta (terceira praia); Morro Praia Hotel (terceira praia); Pousada da Torre (segunda praia); Minha Louca Paixão (segunda praia) e Villa dos Corais (entre a terceira e quarta praia).
Além de caminhar bastante entre as quatro praias, faça alguns passeios ao redor da Ilha. Já adiantando, alugar uma bicicleta pode ser uma opção e tanto! Anotem aí: passeio volta à Ilha de Boipeba; andar de bicicleta até a Praia do Encanto; caminhar até a Praia da Gamboa; passeio de caiaque até a Ilha de Caitá; conhecer as piscinas naturais do Forte do Morro de São Paulo; descer na tirolesa de 70 metros de altura; assistir ao pôr do sol na Toca do Morcego, no Forte do Morro de São Paulo e no Portaló.
As noites em Morro de São Paulo também costumam ser animadas, já que os moradores locais costumam armar algumas “festinhas” por lá. Há um luau na segunda praia que acontece duas vezes na semana, por exemplo. Além da “Pulsar” e “Toca do Morcego”, que são boates agitadas em alta temporada.
A Ilha conta com diversas opções de restaurantes, principalmente na segunda e terceira praia. Como vários estrangeiros se mudaram para lá, você não encontrará pratos apenas da culinária baiana, mas também a gastronomia do mundo à fora. Há opções argentinas, espanholas, italianas, entre outras.
Antes de embarcar para Morro de São Paulo, não se esqueça de verificar a tábua de marés, já que costuma haver oscilação constantemente!