A África do Sul é um daqueles países que guardam diversas surpresas inusitadas! Além de ser responsável por abrigar praias incríveis, o destino reúne uma enorme riqueza cultural, atrações imperdíveis como os famosos safáris e cenários indescritíveis.
Tanto a Cidade do Cabo quanto Johanesburgo possuem inúmeras atrações, ainda mais com a vantagem de ser bastante acessível para os brasileiros! A localização também é excelente, sobretudo quando o assunto são as belas praias da região, já que são divididas pelos oceanos Atlântico e Índico.
É comum que os visitantes fiquem com um pouco de receio antes de desembarcar nesse destino incrível! Justamente por isso, uma dica interessante é fazer uma pesquisa prévia sobre costume, gírias e afins. Até porque, nada melhor do que conhecer melhor o local que você irá visitar. Certo?!
Não há necessidade de visto para que brasileiros entrem na África do Sul! Mas é importante salientar que o visitante deverá possuir pelo menos uma página do passaporte em branco, já que o selo do carimbo ocupa quase uma folha inteira! Outra observação é em relação à vacina de febre amarela, que deve ser colocada em dia pelo menos 10 dias antes de embarcar para esta viagem.
A moeda utilizada no país é o Rand, em que o símbolo é o “ZAR”. A parte boa é que nosso papel moeda, o real, vale 4 vezes mais do que a moeda local! Ou seja, uma super vantagem para nós. Nos grandes centros comerciais, como Cape Town e Johannesburg, os valores são um pouco mais elevados. Mas no restante do país, a diferença é bastante significativa e o poder de compra também! Além disso, a maior parte das bandeiras de cartão de crédito são aceitos no país.
Muitos não sabem mas a África do Sul é um dos países que possuem maior diversidade cultural no mundo. Justamente por isso, há mais de 10 idiomas locais e outros dialetos locais. Mas fique tranquilo: caso você consiga estabelecer uma comunicação na língua inglesa, a maior parte da população também irá corresponder, já que falam e entendem!
Muitos viajantes se preocupam em relação ao clima local! Mas a verdade é que o clima por lá se parece bastante com o do Brasil. Geralmente, há poucas chuvas no decorrer do ano, mas tanto o inverno quanto o verão são bastante rigorosos.
Nas regiões mais ao Sul do país, o clima costuma ser mais ameno, sobretudo por causa do clima predominante, que é o mediterrâneo. Fora isso, a principal observação é que para os viajantes que desejam fazer o safari no Kruger Park, a melhor época de visitação é durante o inverno, já que as árvores estão com menos folhas. Ou seja, é bem mais fácil de avistar os animais!
Outra curiosidade é em relação à direção dos automóveis! Na África do Sul, o sistema é de mão inglesa. Ou seja, a atenção deve ser dobrada ao dirigir, já que não é o modelo que os brasileiros geralmente estão acostumados! Mas em relação às estradas, pode ficar despreocupado, já que o estado de conservação é excelente. E ah, não se esqueça de providenciar sua carteira de motorista internacional!
A África do Sul é um país bastante seguro, mas como em qualquer outro local, é recomendado possuir certa atenção em relação à segurança, sobretudo em determinados bairros, que geralmente devem ser evitados. Tome cuidado ao circular sozinho em locais onde não há muito movimento e estradas durante o período noturno, já que não há tanto policiamento!
Por fim, anote algumas dicas de passeios na África do Sul:
Dirigir pela Garden Route e fazer o máximo de paradas possíveis
Safari no Parque Nacional Kruger
Conhecer a Cidade do Cabo
Conhecer Johanesburgo e o Museu do Apartheid
Tomar bons vinhos e conhecer vinícolas
Visitar o Addo Elephant National Park, entre outros!