A Itália é um dos países europeus mais visitados por brasileiros. Dentre as regiões italianas, a Sicília é riquíssima em história e tradições! É uma das Ilhas mais visitadas por italianos e europeus durante o verão, principalmente porque a região recebe o nome de “terra do sol”.
Há cenários incríveis com paisagens selvagens e preservadas, além de belas costas e até vulcões candidatos a entrarem em atividade. Sem contar na diversidade cultural e gastronômica do local! Confira algumas dicas de cidades indispensáveis na hora de construir um roteiro na Sicília:
Catânia: trata-se da segunda maior cidade da Sicília, localizada aos pés do Vulcão Etna. A paisagem de Catânia foi sendo construída durante os anos e sofrendo transformações graças às ações naturais, como terremotos e lavas do vulcão.
Graças a isso, muitas descobertas históricas de gregos e romanos foram sendo apagadas! Já é possível adiantar que Catânia possui uma excelente estrutura de meios de transporte e afins, principalmente para percorrer as mais importantes atrações da Ilha. Apesar de ser considerada grande em extensão, o centro histórico está localizado em uma área relativamente pequena! Portanto, não deixe de conhecer a “Piazza Duomo”, a Via Etnea, Riviera dei Ciclopi e claro, fazer uma excursão pelo Vulcão Etna.
Taormina: apesar de ser uma cidade pequena, está entre uma das mais cobiçadas de toda a Itália. Suas ruas charmosas e paisagens de tirar o fôlego são algumas das justificativas para isso! Uma das atrações mais procuradas por lá é o Teatro Grego, situado em um local privilegiado com vista para o topo do Vulcão Etna, um pouco da cidade de Calábria e Siracusa.
A cidade ficou sendo conhecida sobretudo por abrigar importantes monumentos construídos no século IV! Atualmente, é ideal para ser visitada durante o ano todo, principalmente porque o clima é ameno e convidativo. Não deixe de fazer um passeio na Bila Comunal e se possível, nos entornos, Ilha Bella e Mazzarò.
Siracusa: localizada em frente a um porto natural, trata-se de um dos destinos com maiores riquezas milenares em todo o mundo! Como Siracusa é Patrimônio da UNESCO, ainda é possível encontrar diversas atrações desde a época em que o local era uma colônia grega, tais como: o anfiteatro grego, Orelha do Dionísio no Parque da Neopolis, a Fonte Aretusa, a Catedral Barroca, entre outras. O local mais charmoso da cidade é a ilha de Ortigia, onde está o centro histórico!
Noto: é responsável por atrair diversos turistas durante o ano, principalmente os amantes de arquitetura, já que é considerada a “capital do barroco siciliano”. Durante o pôr do sol, a luz reflete diretamente nos prédios com pedra dourada e os deixam ainda mais deslumbrantes.
A parte nova da cidade fica na região mais inclinada e trata-se de um verdadeiro show, principalmente por estar misturada com as edificações barrocas, localizadas sobretudo na Via Vittorio Emanuele. Além disso, não deixe de visitar as catedrais e os famosos cafés. Se possível, veja Noto do alto através do terraço da igreja de San Carlo!
Ragusa: assim como Noto, trata-se de outro paraíso para os amantes da arquitetura, principalmente por ser outra herança da arquitetura barroca da Sicília. A cidade é dividida em duas partes, a Ragusa Nuova e Ragusa Ibla (velha), sendo que a parte de turismo da cidade está toda concentrada nesta segunda parte.
Apesar de a cidade não ser tão pequena em extensão, o clima por lá ainda é interiorano! Portanto, a principal dica é que você se envolva nessa atmosfera e admire o local com bastante calma. Aproveite para experimentar os vinhos e laticínios típicos da região, já que a cidade se destaca na produção desses artigos. Visite a Piazza Duomo, a Catedral de San Giorgio, o Giardino Ibleo, a Igreja de Santa Maria delle Scale e outros.