É uma das cidades favoritas da Europa, localizada ao Norte de Portugal, principalmente porque algumas companhias aéreas já oferecem opções de stopover assim como Lisboa. Além de atrações históricas como monumentos e programações culturais, a gastronomia local é riquíssima. É de lá um dos principais vinhos do mundo, o vinho do Porto. Sem contar no charme da cidade e moradores locais super acolhedores e receptivos!
O clima de Portugal é mediterrâneo. Ou seja, no verão, as temperaturas podem ser bastante rigorosas, com temperaturas que podem chegar até 40ºC. Já no inverno, as temperaturas caem bastante e ficam na faixa de 5ºC. Com o auxílio do vento, a sensação térmica é ainda mais baixa. A melhor época para visitar o Porto costuma ser entre os meses de Abril e Setembro, durante a Primavera e Verão, principalmente porque nessa época, os dias são mais longos e as temperaturas à noite são amenas.
Assim como a maioria das cidades turísticas, Porto disponibiliza uma infinidade de acomodações para os mais diversos tipos de perfis, gostos e claro, bolsos. Muitos viajantes que prezam por um pouco mais de conforto, optam por alugar hotéis em sites tradicionais que fazem a mediação ou diretamente no site do estabelecimento. Mas ainda há aqueles que optam por alugar apartamentos! Inclusive, um dos sites mais famosos para esse fim é o “Airbnb”.
Confira algumas dicas de locais que você não pode deixar de conhecer na Região:
Centro Histórico: é um dos principais pontos de atração da cidade e a melhor maneira de conhecê-lo é passeando a pé por ali. As casinhas antigas, uma em cima da outra, oferecem uma vista privilegiada para a região da Ribeira, próxima ao Rio Douro. Nesta região, é possível encontrar diversas lojinhas, restaurantes, bares, museus, praças e monumentos.
Palácio de Cristal: o Palácio de Cristal do Porto, assim como o Palácio de Cristal de Madrid, foi inspirado no Palácio de Cristal de Londres. Atualmente, no Porto, a estrutura conta com um complexo de jardins considerados “românticos”, principalmente de acordo com a variação de estações do ano e a presença de fontes, esculturas e afins.
Palácio da Bolsa: trata-se de um imponente e luxuoso edifício construído no século 19, onde há diversos salões como: a sala dos antigos presidentes, a sala do tribunal, das assembleias, dos retratos e claro, o salão árabe, que é a principal atração do local. Por lá, acontecem diversas cerimônias de caráter oficial.
Ponte Luís I ou Ponte D. Luís: é a ponte que faz a ligação entre as duas margens do Rio Douro: Porto e Vila Nova de Gaia. Originalmente, a ponte que apresenta estrutura metálica era chamada de “Ponte Luís I” e posteriormente ficou sendo conhecida como “Ponte D. Luís”. Atualmente, a parte superior da ponte apresenta uma linha de metrô e a parte inferior para pedestres e carros.
Livraria Lello: é uma das livrarias mais reconhecidas no mundo. Além de possuir uma arquitetura incrível tanto na parte externa quanto na interna, suas imponentes escadarias serviram de inspiração para autores de livros do Harry Potter, por exemplo.
Rio Douro: é um dos principais rios da Europa e é o grande protagonista da paisagem da cidade. Na região da Ribeira, que é a que está às margens do Rio, é possível encontrar diversos restaurantes, bares, lojinhas e afins. Na mesma região, também é possível encontrar algumas opções de passeios de barco pelo Rio Douro. Além do teleférico que sai da parte superior do Rio e vai até embaixo.
Museus: a cidade do Porto apresenta diversas possibilidades e opções de Museus, principalmente por causa de sua riqueza cultural. Dentre tantos, não deixe de conhecer o “Museu do Vinho do Porto”. Além de exposições e explicações, é possível conhecer um pouco sobre o processo artesanal de produção do vinho e claro, experimentá-lo.
Além do vinho do Porto, não deixe de experimentar as comidas típicas da região. A mais famosa é a “Francesinha”, que costuma ser servida dos restaurantes à beira do Rio Douro ou região da Ribeira.