Dicas de Veneza

Veneza é uma das cidades mais requisitadas da Itália, além de ser sonho de consumo de muitos viajantes, principalmente por ter recebido o título de “cidade do amor” vários anos consecutivos. O local é palco de diversos cenários de filmes e festivais! Suas pontes, canais, palacetes, restaurantes, monumentos medievais e museus são só alguns dos passeios imperdíveis por lá. Apesar de não parecer, trata-se de uma cidade grande, com diversas atrações! A melhor época para visitar esse destino é durante o verão europeu, quando as águas dos canais estão ainda mais claras e a temperatura é agradável. No inverno, as temperaturas costumam ser ainda mais baixas do que outros lugares, principalmente porque a cidade toda é rodeada por água, fazendo com que alguns passeios por lá sejam inviáveis.

A cidade possui aeroporto, mas também há como chegar através de trens, à partir de outras cidades da Itália. Os principais meios de locomoção na cidade são os “taxi-boats” ou Vaporettos, os famosos barquinhos que levam os passageiros de um local para outro. Geralmente, é possível comprar os tickets para transitar livremente durante 24 ou 48 horas. Anotem alguns passeios imperdíveis por lá:

Passeios de gôndola: sem dúvida, é a programação mais famosa e que atrai maior número de turistas até a cidade. Geralmente passam por diversos pontos turísticos da cidade, duram cerca de 30 minutos e custam, em média 100 euros para 6 pessoas. As gôndolas geralmente saem de vários pontos da cidade, mas o principal ponto é o da Praça de San Marco.

Ponte Rialto: a ponte mais antiga da cidade está localizada no Grande Canal de Veneza e é um dos principais pontos turísticos e cartões postais. A vista de lá é incrível e uma das mais representadas em fotografias do local. Na região do entorno, há diversas lojinhas de souvenirs, restaurantes e até lojas de grandes grifes. Visitá-la à noite é imperdível, já que ela fica toda iluminada e ideal para fotos. Destaque para Ponte dos Suspiros também, que liga a antiga prisão ao Palazzo Ducale. Geralmente, todos os passeios de gôndola passam por ali!

Praça de San Marco: é um dos principais locais destinados à visitação em Veneza. É próximo dali que estão as principais lojas, restaurantes e ruas da cidade. O local também abriga a Basílica de São Marco, o Palácio Ducale, Torre do Relógio e a Campinale. Costuma ser a região mais cheia de Veneza, tanto de dia quanto à noite. Quando você estiver procurando acomodações na cidade, a dica é se hospedar por ali!

Campanário de San Marco: é a principal torre da Praça de San Marco, também conhecida como Torre Veneziana. Do terraço do campanário é possível ter uma visão em 360º e fazer registros incríveis da cidade de Veneza. A fila de espera geralmente é um pouco extensa, já que o ponto mais alto não abriga tantas pessoas ao mesmo tempo!

Igreja de San Giorgio Maggiore: localizada em uma Ilha logo em frente à praça de San Marco, também possui uma torre altíssima que possibilita a vista para toda a cidade de Veneza. Basta pegar o Vaporetto, mencionado anteriormente, para chegar até lá.

Ilha do Murano: está a aproximadamente 1 quilômetro de Veneza. É uma região muito visitada pelos turistas principalmente por causa dos vidros de murano, presentes em quase todas os estabelecimentos por lá. Dependendo do local, também é possível conhecer um pouco dos processos de produção!

O principal jeito de conhecer Veneza é se perdendo nas ruelas da cidade. Para os fãs de badalação, este definitivamente não é o destino ideal. Mas quanto às programações noturnas, opte por passear na Praça de San Marco ou em seus entornos. É lá que está a maior agitação da cidade! Há diversos restaurantes às margens do Grande Canal com excelentes opções de vinhos e pratos típicos italianos. Para fãs de jogos e afins, a cidade também possui alguns cassinos em palacetes!