Ceará: o que fazer?

O litoral cearense é um dos locais mais visitados pelos brasileiros atualmente. Além das incríveis paisagens naturais, abriga diversas opções de museus, programações de aspectos históricos e culturais, monumentos, pontos turísticos, vida noturna agitada, entre outros. Cada cidade da região possui sua peculiaridade, mas costuma agradar todos os tipos de gosto! Confiram algumas paradas obrigatórias no Ceará para não ficarem fora do seu roteiro.

Jijoca de Jericoacoara: além de ser um dos destinos brasileiros mais badalados dos últimos tempos, está localizada a apenas 300 quilômetros de Fortaleza. Trata-se de um vilarejo tranquilo com clima interiorano entre as dunas. Por lá, é possível encontrar diversos hotéis luxuosos, restaurantes de alta gastronomia, bares e ruas de areia. O destino é ideal para visitar durante o ano todo, mas a época em que o vilarejo recebe mais turistas costuma ser na segunda metade de dezembro, sobretudo para as comemorações de virada de ano. Mesmo assim, o melhor período para visitação é no mês de agosto, quando os ventos estão intensos.

Guaramiranga: é um vilarejo com uma das temperaturas mais amenas do Ceará. É lá que os cearenses costumam eleger para passar o inverno e o carnaval, onde ocorre o famoso Festival de Jazz e Blues. Além disso, o local também disponibiliza uma enorme gama de programações relacionada à natureza como trilhas, cachoeiras, lagos e outras atividades ecológicas. Sem contar nas atividades histórico culturais como museus, igrejas e feirinhas de artesanato!

Caucaia: cidade localizada a menos de 20 quilômetros de Fortaleza e é um dos principais destinos de final de semana dos moradores da capital. Por lá, o vento é forte e as águas tranquilas! As lagoas de Cauípe e Parnamirim também são grandes atrações na região e atraem diversos candidatos à prática de windsurf, por exemplo. A praia de Icaraí é repleta de ondas que atraem surfistas de todo o Brasil, inclusive para participar de campeonatos. Além disso, a infraestrutura de quiosques e bares à beira-mar fazem com que os visitantes permaneçam um bom tempo por ali.

Juazeiro do Norte: é um dos locais com maior referência religiosa da América Latina por causa por causa de um dos maiores nomes nordestinos, o famoso “Padre Cícero”. Inclusive, na Colina do Horto, é possível encontrar uma estátua com sua figura, medindo quase 30 metros de altura. Além disso, é possível encontrar sítios arqueológicos nos entornos, artigos da cultura nordestina e grande riqueza gastronômica, como o famoso baião-de-dois com pequi.

Beberibe: local ideal para viajar com crianças. O principal cartão postal é a Praia de Morro Branco, que está entre dunas lindíssimas e ideais para passeios de buggy. Além de ser bem próxima ao centro da cidade, também conta com algumas feirinhas de artesanato e afins. Outro destino imperdível é a Praia das Fontes, em que há grutas, falésias, dunas e trechos de água doce, ideal para famílias. Ainda há a opção de passar pela Lagoa do Uruaú, onde é possível aproveitar a infraestrutura do local e alguns passeios de lancha e caiaque, por exemplo. Já para os amantes de programas tranquilos e quase desertos, está a Prainha do Canto Verde ou Parajuru.

Fortaleza: a capital conta com umas das mais belas paisagens do Ceará. Além disso, está a poucos quilômetros de grandes dunas e falésias, possui programações noturnas agitadíssimas e atrações culturais como museus, shows, espetáculos, entre outros. Sem contar que abriga um dos mais famosos parques aquáticos da América Latina, o Beach Park. Além da beleza e arquitetura incrível do centro da cidade, as Praias de Morro Branco, das Fontes, o Litoral Oeste e Praia do Futuro são programações imperdíveis! E claro, as diversas opções de culinária típica como a famosa carne de sol e baião de dois, tapiocas e afins.