O que fazer em Ilhabela

Ilhabela é uma Ilha que está localizada no litoral de São Paulo, a apenas 200 quilômetros de distância da capital paulista. Além de beach clubs, praias incríveis, vilarejo e lojinhas charmosas, restaurantes de alta gastronomia, cachoeiras, entre outros. Trata-se de um local bem estruturado com diversas ciclovias, calçadões nas orlas, praias com águas cristalinas, preservação ambiental e uma excelente rede de transportes. Fiquem atentos ao local que você estiver hospedado na cidade, a fim de escolher a melhor programação. Confiram algumas programações que você não pode deixar de conferir em Ilhabela:

As Praias do Norte: a maioria dos lugares sujeitos a visitação estarão ao Norte ou ao Sul da ilha. De qualquer forma, o local disponibiliza de diversas regiões que merecem visita. A Praia de Jabaquara é uma das mais famosas e belas da cidade, principalmente por causa de sua conexão direta com a natureza. A Praia da Armação conta com um mar calmo, sem muitas ondas e quiosques com boa estrutura, ideal para famílias. Já a Praia Pedra do Sino é muito concorrida e possui fácil acesso, já que está na zona urbana e conta com uma excelente infraestrutura.

As Praias do Sul: são tão lindas quanto as Praias do Norte. A praia mais famosa da região é a Praia do Curral, que atrai jovens e familiares para desfrutar da longa faixa de areia à beira do mar. Além disso, o local dispõe de uma excelente infraestrutura de bares e restaurantes. Bem próximo, a cerca de 3 quilômetros, está a Praia Grande, que fica na zona urbana e para passar o dia ali, não é preciso gastar tanto. Já uma opção de praia não tão grande quanto as outras, é a Praia da Feiticeira, que também possui um cenário incrível. Por último, a Praia da Ilha das Cabras, que é uma das mais bonitas da região e que permite a realização de mergulhos com paisagens incríveis.

Assim como as praias, as cachoeiras de Ilhabela também são grandes atrações na cidade. Destaque para a Cachoeira Paquetá, que parte tem um caminho próximo à Praia do Curral. O início do percurso pode ser feito de carro, mas depois é necessário continuar à pé. A trilha possui 3 níveis, sendo cada um de 15 minutos de caminhada. Ao final, no último nível, há um visual imperdível com direito a piscina natural. Outras cachoeiras que se destacam na parte sul de Ilhabela é a Cachoeira do Veloso e dos Três Pombos! Já ao norte, está a Cachoeira do Gato.

Muitos visitantes de Ilhabela procuram por trilhas, que também são opções incríveis de programação. Geralmente, o final de seus trajetos disponibilizam mirantes com vistas privilegiadas. A trilha do Pico do Baepi possui um caminho extenso e a principal dica é fazê-lo com a ajuda de um guia que tenha experiência na região, assim como a trilha até a Praia do Bonete, onde há um percurso de quase 15 quilômetros com subidas e afins. Inclusive, no caso dessa segunda, o mais indicado é tentar fechar com algum morador para levá-lo de barco ou outra embarcação marítima até o centro da cidade. Mas é claro que também há outras opções mais acessíveis e que não exigem tanto condicionamento físico quanto as outras, como é o caso da Trilha da Água Branca, que conta com piscinas naturais e cachoeiras menores.

Como mencionado anteriormente, a cidade dispõe de vários mirantes e vistas incríveis. É possível encontrá-los tanto no final de trilhas ou até mesmo no centro da cidade! Alguns mirantes imperdíveis são: Mirante da Piúva, Mirante do Barreiros, Mirante da Praia do Jabaquara, Mirante da Praia do Bonete, Mirante da Praia de Castelhanos, a parte alta do Pico do Baepi e Cachoeira Paquetá.