João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil e atual capital da Paraíba. Seu litoral possui quase 30 quilômetros de extensão com diversas praias e áreas verdes. O local possui praças, museus, casas e igrejas no estilo colonial, programações culturais e históricas, pontos turísticos e afins. Confiram algumas dicas de programações para aproveitar bastante a capital, principalmente levando em consideração que só o município possui mais de 10 praias!
Como trata-se de uma região onde faz sol quase o ano todo, costuma atrair diversos turistas durante o ano todo. Na alta temporada, que são os períodos das férias brasileiras, os valores costumam ser mais elevados. Mesmo assim, são os meses em que as águas são cristalinas e a areia fica ainda mais branquinha. No inverno, apesar de também fazer sol, a possibilidade de chuvas é bem maior! As piscinas naturais são formadas de acordo com os níveis da maré. Por isso, é importante estar sempre atento.
Quando a pauta é a cidade de João Pessoa, há tantas praias que é comum se confundir. Confiram algumas dicas:
As Praias Urbanas:
As principais praias da orla de João Pessoa são as mais frequentadas por moradores locais e possuem infraestrutura ideal para passar um dia inteiro por ali, principalmente por causa dos bares, quiosques e facilidade no aluguel de mesas e cadeiras à beira bar. As praias de Tambaú, Cabo Branco, Manaíra e Bessa são as preferidas e estão umas do lado das outras. Para os amantes de agito, a Praia de Tambaú é a mais indicada e repleta inclusive de comerciantes. Já para os que prezam por tranquilidade, a Praia de Bessa é a que mais se encaixa nesse tipo de público! A avenida principal e próxima a essas praias permanece fechada todos os dias para a prática de exercícios físicos e ciclistas.
As piscinas naturais também são grandes atrações na cidade de João Pessoa. As Piscinas Naturais de Picãozinho e do Seixas são super famosas na região. Para chegar até a primeira, basta embarcar em um catamarã ou barco que sai da Praia de Tambaú. Esse tipo de passeio só pode ser feito com marés baixas, já que é quando as piscinas se formam. Quanto às Piscinas Naturais do Seixas, basta estar a bordo de alguma embarcação marítima que sai da Praia de Ponta do Seixas.
Praias do Litoral Norte:
A Praia de Intermares é a que mais atrai surfistas e praticantes de kitesurf, principalmente porque as ondas e os ventos não são dos mais fracos por ali. A Praia de Camboinha já é famosa sobretudo por ser ponto de partida para um dos passeios mais tradicionais em João Pessoa, o passeio da Areia Vermelha, que é uma ilha rodeada por corais e que possui areia avermelhada. É possível observá-la quando a maré estiver baixa.
Praias do Litoral Sul:
As praias do Litoral Sul são as responsáveis por atrair a maior quantidade de turistas, principalmente por causa da infraestrutura do local. A Praia de Tambaba foi eleita uma das praias mais bonitas do Brasil! Mas a Praia de Coqueirinho não perde muito, já que possui águas cristalinas, falésias e um mirante com vista incrível! Por último, a Praia Bela e Barra do Gramame também valem a visita. O local é um encontro do rio com o mar, o que faz com que haja formação de piscinas naturais.
Além das diversas praias, não deixe de conhecer o centro histórico, o Farol do Cabo Branco, o Mercado Paraibano de Artesanato, a Estação do Cabo Branco e várias outras atrações! Em um possível roteiro para o Nordeste, aproveite a viagem e conheça outros locais próximo a João Pessoa, como Pipa (Rio Grande do Norte) e Praia dos Carneiros (Pernambuco).