Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é considerada uma das cidades mais bonitas do litoral brasileiro. As principais atrações da região são as praias! Mas a verdade é que há diversos outros programas como trilhas, história local, opções de experiência gastronômica de alta qualidade, entre outras. Considerando que Angra está a aproximadamente 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, confira uma possibilidade de programações com passeios incríveis que preparamos para que você curta o local! Para conhecer bem a região, o ideal é ficar pelo menos 4 dias.
Primeiro dia:
O passeio de lancha é um dos mais tradicionais em Angra. Muitos visitantes, inclusive, só vão até a cidade para fazê-lo e voltam para o Rio de Janeiro ou arredores. Dentre os pontos visitados nesses passeios, está a Ilha de Cataguás, a Lagoa Azul, uma das atrações mais tradicionais do local, a Praia do Araçá e a Praia de Japariz. Caso você opte pelo passeio de escuna, como é mais popular, costuma estar sempre cheio. Já os passeios de lanche, são mais exclusivos! Após passar o dia por ali, aproveite a noite experimentando a gastronomia local. A principal dica vai para o Restaurante Saburá!
Segundo dia:
Separe o segundo dia para passar pelas Ilhas Botinas e seus entornos. Como a maioria dos barcos de Angra costumam fazer o trajeto tradicional do dia anterior, é interessante alugar um barco ou lancha para dividir entre os demais passageiros. A média de preço por 6 horas fica em uma média de R$100,00 por cabeça, incluindo o responsável por navegar a embarcação. O trajeto até as Ilhas Botinas só pode ser feito por barcos pequenos! Mas também há outras praias que podem ser visitadas nesse trajeto: Cataguás; Praia do Dentista, que possui águas com tons incríveis entre azul e verde; e a Praia da Piedade.
Uma vez que você está no barco, pode realizar todas as refeições por ali ou aproveitar para conhecer outras atrações como a Maricultura Costa Verde, onde é possível experimentar frutos do mar frescos e conhecer a produção de vieiras.
Na parte da noite, vá até a Marina Verolme, que é o maior pólo náutico da América Latina. Por lá, nossas duas principais dicas são: a Cervejaria Mistura Clássica e o Restaurante Conversa Fiada.
Terceiro dia:
Aproveite o terceiro dia em Angra para conhecer Ilha Grande, que além de possuir fácil acesso, fica bem em frente. É lá que está uma das praias consideradas mais belas do Brasil e do mundo, a Praia Lopes Mendes. Sem dúvida alguma, será um passeio que levará o dia todo! Na parte da noite, desfrute da Vila do Abraão, que faz a ligação entre Angra dos Reis a Ilha Grande. Experimente o peixe com banana, que é o principal prato típico da região. Nossa sugestão de restaurante é o “Lua e Mar”.
Quarto dia:
O que muitos visitantes não sabem é que Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do Brasil. Sua origem é datada no ano de 1502! Embora seu centro histórico não seja tão bem preservado quanto o de outros locais, há verdadeiros tesouros coloniais por lá, tais como: Igreja e Convento do Carmo, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Praça Almirante Tamandaré, o Mercado Redondo que é super tradicional por sua venda de peixes e frutos do mar.
Já que você está no centrinho da cidade, aproveite para conhecer algumas praias que estão ali por perto. Mas fique atento, já que não são todas próprias para mergulhos! A nossa dica vai para a Praia da Biscaia, que fica a apenas meia hora do centro. O local é tranquilo e ideal para ir com a família!
Aproveite a noite no centro de Angra dos Reis, que é repleto de restaurantes, bares e mesinhas ao ar livre.